sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

DESCRIÇÃO DO QUADRO ABAPORU-TARSILA AMARAL

DESCRIÇÃO DO QUADRO ABAPORU, DE TARSILA DO AMARAL


Este quadro mostra o sol, a terra, o cacto e uma representação do ser humano, elementos dispostos num fundo azul claro. Todos estes elementos remetem a um caráter nacional, já que representam figuras brasileiras por excelência. Ela apresenta também um homem nu, mostrando a falta de identidade urbana, já que os índios, à época em que o quadro foi pintado (no ano de 1920) residiam, em sua maioria, nas suas tribos, situadas nas florestas brasileiras. O homem nu possui a cabeça menor do que os outros membros (principalmente os braços e as pernas), para representar que, àquela época, o trabalho braçal era mais forte (e por isso considerado mais importante) do que o trabalho intelectual.

Aplicação Pedagógica da Imagem:
Este quadro pode ser trabalhado no contexto interdisciplinar, enfocando as disciplinas:
História (a época e o contexto onde a obra foi elaborada, a questão da vestimenta e do preconceito aos indígenas);
Ciencias; o formato das partes do corpo humano e seu funcionamento; astros e estrelas; dia e noite; plantas e suas variações
Identidade Cultural: semelhanças e diferenças entre os povos que compõem o Brasil;
Geografia: regiões brasileiras e suas composições;
Arte: o conceito de pintura; a biografia da pintora Tarsila do Amaral; cores primárias, secundárias e terciárias;
Matemática: formas geométricas; cores; numerais e operações.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

4ª Atividade do Blog - Dado do Tempo

Dado do Tempo



1-     Descrição: O JOGO DO DADO DO TEMPO, foi confeccionado a partir de um dado grande com 4 quadrados de 15cm x 15cm de papel grosso, unindo as laterais com fita adesiva. Depois forrado com papel branco e em cada lado desenhar ou colar uma das condições do tempo (ex. chuva, sol, nublado, sol com nuvens, nuvens grossas, relâmpagos). Cortar 60 cartelas quadradas (6cm x 6cm) de cartolina, e desenhar as condições do tempo em cada uma delas, sendo que para cada situação devem ser feitas 10 cartelas.
Sugestões para sua aplicabilidade: Este jogo pode ser usado na estimulação da percepção visual, concentração, atenção, observação e associação do desenho com o real, e aplicando da seguinte forma:
Joga-se o dado e de acordo com a figura que ficar para cima a criança retira o cartão correspondente, procedendo-se dessa forma sucessivamente, até que os 31 cartões acabem. Quando terminarem os cartões, as crianças observam o tempo e identificam quais os desenhos que correspondem ao real.
Obs: Pode ser trabalhado com a turma ou somente com o aluno DI.
Aspectos dos mecanismos de aprendizagem que serão desenvolvidos a partir da utilização desse material: Este jogo propicia ao aluno a prática da estimulação do intelecto, já que utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras dimensões. Para tanto, as atividades lúdicas são trabalhadas para estimular as sensibilidades perceptivas (tátil e visual), noção de tempo, espaço e lógica, a classificação, a interação e socialização com o professor de AEE e, posteriormente, com os alunos da sala comum e a conscientização, por parte dos alunos ditos normais, da limitação do colega e de como fazer para auxiliá-lo.
Intervenções que o professor do AEE deverá fazer para problematizar a situação de aprendizagem com base no jogo: Como sabemos, a aprendizagem gera o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento mental só pode realizar-se por intermédio da aprendizagem. Partindo desse contexto, o professor especialista deverá interferir na zona proximal do aluno, observando-a e orientando o aluno de maneira que a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo de ensino-aprendizagem. Através dessa interferência, o professor de AEE pode orientar o aprendizado no sentido de adiantar o desenvolvimento potencial da criança, tornando-o real e criando algumas problemáticas, tais como: Você sabe o que é tempo? O que você faz durante a noite? E durante o dia? O que você vê no céu durante o dia? O que você vê durante a noite? Quando está quente, o que aparece no céu? E quando está frio, o que geralmente você vê? Como está o tempo, hoje? A partir daí, o especialista estará conceituando o que está sendo trabalhado, com o real. Como reza no Fascículo 2, sobre o ATENDIMENTO EDUCACIONAL especializado Para  Alunos Com DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (página 8)

“O professor do atendimento educacional especializado deve propor atividades que contribuam para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento lógico, fundamentando-se em situações-problemas, que exijam que o aluno utilize seu raciocínio para a resolução de um determinado problema.”


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Recurso de Tecnologia Assistiva: Livro de Texturas


Descrição e Sugestões:

Este livro apresenta ilustrações que fornecem estímulos com diferentes texturas, feitas em alto relevo, com lã, papéis lisos, bolinhas de papel e palitos de fósforo. A parte inferior de cada folha possui um palito colado de forma que facilite ao aluno, virar a página.

Habilidade funcional do estudante:

O livro de texturas trabalha a sensibilidade tátil e sinestésica, a  discriminação de cores e texturas, estimula o interesse pela leitura, desenvolve a linguagem oral e escrita, como também enriquece o vocabulário. A cada página o aluno encontra uma nova história com texto e ilustração. Na ilustração, os materiais utilizados permitem ao aluno vivenciar várias sensações táteis, o que serve como estímulo para manusear o livro.

A história apresentada na página da direita deve ser escrita em fonte ampliada. Sabemos que vários alunos com deficiência física têm dificuldade em virar as páginas de livros e revistas e, pensando nisso, o livro poderá ser adaptado com um virador de páginas para atender a essa necessidade.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AEE Fechamento



UFC – Universidade Federal do Ceará
Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Tutora: Maria de Lourdes Sousa Santiago Lima
Turma: T11a RO Porto Velho
Cursista: Angelina Mercado Garcia

Prerrogativas do Professor de AEE e importância do Estudo de Caso e do Plano de AEE

O papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é de suma importância, pois para que de fato exista a escola inclusiva, é necessário que se cumpra o artigo 13 da Resolução nº. 4, de 02 de outubro de 2009. A mesma versa sobre as atribuições cabíveis ao professor de AEE, e a ele cabe a responsabilidade de elaborar o plano de Atendimento Educacional Especializado, traçar estratégias específicas para o acolhimento dos educandos, de acordo com suas necessidades. Cabe, ainda, procurar parcerias com a família, a comunidade e com o professor da sala regular, como também cumprir com suas ações diante da escola e do contexto que a rodeia.
   O estudo de caso é um dos instrumentos necessários para que o professor de AEE desenvolva melhor o seu trabalho. É por meio dele que se identifica a natureza do problema do aluno e são levantadas hipóteses que facilitam a elaboração do Plano de Atendimento Educacional. Estudar cada caso requer compromisso, amor, na perspectiva de que seus objetivos sejam alcançados com eficácia.
Com relação ao plano de AEE e sua contribuição para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos da SRM, este (o plano) vem contribuindo de forma significativa, pois os alunos, além de conseguir superar suas dificuldades de aprendizagem, tem um notável desenvolvimento cognitivo, pois ao frequentar a SRM, percebem que existem outras crianças com limitações semelhantes ou diferentes das suas. Isso faz com que sua autoestima seja elevada, e sobretudo seja despertado ou aumentado seu interesse na participação social, dentro e/ou fora do âmbito escolar.  

sábado, 25 de maio de 2013

Vídeos sobre Tecnologias: Helpdesk e Rafinha 2.0


Boa noite, meu povo!

Recomendo estes dois vídeos muito bons sobre inclusão digital!

 O primeiro, em alemão (traduzido para o português) tem como título Helpdesk. Seu personagem principal pode ser classificado como um ignorante tecnológico, por não ter acesso às tecnologias informativas e, mesmo tendo o suporte, não procura se informar sobre o assunto. Igual a ele, temos muita gente no mundo, pessoas acomodadas que acreditam que seu conhecimento basta, e não procuram aprender coisas novas.



O segundo vídeo, intitulado Rafinha 2.0, mostra a realidade de um garoto que já nasceu num mundo 'antenado' e cujos maiores passatempos ocorrem diante da tela de um computador ou de um videogame. Mesmo assim, ele continua se preparando para conhecer as novidades que surgem em profusão acelerada no mundo atual.


Bom acesso a todos!

Texto sobre as conquistas e dificuldades em ser um aluno a distância

Texto Elaborado em 30/04/2013
Em Guajará-Mirim
Pela cursista Angelina Mercado Garcia dos Santos

                           A Educação à Distância e suas Contribuições

De maneira bem didática, podemos dizer que a Educação à Distância (também chamada EaD) é uma modalidade de ensino onde os alunos, com o auxílio do computador e da Rede Mundial de Computadores, estudam todas as disciplinas ofertadas numa sala de aula ou numa universidade, sem a presença de um professor. Para que esta modalidade seja levada a efeito, é de suma importância a presença do tutor, que direcionará as atividades realizadas pelos alunos (leitura e interpretação de textos e demais atividades discursivas ou de campo).
Há alguns anos, a educação à distância não era reconhecida sequer pelos segmentos em educação, quanto mais pela sociedade brasileira, que, apesar de não possuir uma elite extensa, tinha ideias puramente preconceituosas acerca desta modalidade de ensino. Nosso povo tinha a noção de que quem estudava nesta modalidade, ao terminá-la, não estava apto o suficiente para prestar um vestibular ou mesmo arranjar um emprego qualificado. Tinha-se ainda a ideia de que a EaD não tinha organização suficiente para ofertar um ensino de qualidade àqueles que a ela recorressem.
Ao longo do tempo, esta modalidade tornou-se acessível para todos, através da tecnologia assistiva, auxiliando os portadores de necessidades educativas especiais a participar de cursos, com o auxílio de programas específicos, como o Braille Fácil e o Leitor de Tela Dos Vox (para cegos) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os portadores de surdez moderada ou total, desde que os mesmos sejam devidamente alfabetizados nestas linguagens.
Alguns dos grandes ganhos da EaD são: a grande quantidade de capacitações nas mais diversas áreas; a flexibilidade de horários, que permite a adaptação do cursista às suas possibilidades de tempo, que permite a oportunidade para um maior número de pessoas participarem; o grande ganho de conhecimentos por parte dos cursistas; dentre outros.
O Decreto nº. 5622/05, da Presidência da República, sancionado em //05, no parágrafo único do artigo 8º, estabelece que o Ministério da Educação é o responsável pela organização e manutenção do sistema de informação, aberto ao público, disponibilizando dados nacionais referentes à educação à distância. Por disponibilização de dados, entendemos a oferta de cursos para a pronta adesão e aplicação por parte dos municípios, a fim de atender sua clientela previamente organizada. Este é um progresso importante, pois mostra a união de estados, municípios e do governo federal para a erradicação do analfabetismo total e funcional de nosso país.

Este tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Todavia não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou à distância. Hoje, o conceito de aprendizagem ganhou uma nova acepção: o esforço e a dedicação do aluno para desempenhar as tarefas que lhe são solicitadas, fator determinante para o seu pleno aprendizado, que denota, como já vimos acima, em um grande ganho de conhecimento, que não deve ficar retido apenas para si, mas deve ser aplicado em benefício da comunidade onde o mesmo está inserido.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pesquisa sobre a Inclusão Escolar e a Oferta do AEE no Município de Guajará-Mirim

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: Angelina Mercado Garcia dos Santos       
Número da Turma: T11a – Porto Velho
Estado / Município Polo: Porto Velho – Rondônia
Estado / Município Abrangência: Guajará-Mirim – Rondônia
Nome da Escola: Cândida Maria Moura de Paula 
Estado / Município da Escola: Guajará-Mirim – Rondônia
Data(s) da realização da pesquisa: 03/05/13 a 07/05/13      

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(X )
5.(  )
Mais que 5.(  ) Quantas? _____
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não (X ). Quantas salas faltam? 04

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )
Entre 10 e 20.
(  )
Mais de 20.
( X)
Quantos? 25

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(X)
·         A demanda de alunos.
(  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________



DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(X )
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.

Tem na escola
Não tem na Escola
São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
X
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
X
Ponteira de boca ou de cabeça
X
Tesoura mola
X
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
X
X
Plano inclinado
X
X
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
X
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
X
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
X
X
Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
X
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
X
Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
X
X
Teclados virtuais com varredura
X
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
X
Colméia de acrílico para teclado
X
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
X
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
X
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
X
Mouse com plug para entrada de acionador
X
Monitor de tela de toque
X
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
X
X
Software leitor de tela
X
X
Software de OCR para leitura de texto impresso
X
X
Software para ampliação de tela
X
X
Reglete
X
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
X
X
Caderno para escrita ampliada
X
Lupa com luz, manual ou de mesa
X
Lupa sem luz, manual ou de mesa
X
X
Lupa eletrônica
X
X
Guia para assinatura
X
Máquina de escrever em Braille
X
Impressora Braille
X
Sorobã
X
X
Calculadora com retorno auditivo
X
Bengalas dobráveis
X
Relógio com retorno auditivo ou relevo
X
Jogos com sinalização em Braille ou relevo
X
X
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
X
X
Sistema FM
X
CDs ou softwares em libras e português
X
X
Dicionário em libras
X
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
X

7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
( X)
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(  )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( X )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( X )
·         Orienta as famílias.
( X )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
( X )
·         Outras. Especifique:
(  )
A professora de SRM, embora não faça parte do quadro efetivo de funcionários da Escola, trabalha uma vez por semana na referida sala, e faz o curso de formação continuada em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Uma das ações é que a escola já possui uma sala multifuncional. Também há uma parceria com o CMAE, para o atendimento aos alunos.

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? _03
·         Quantos são de outras escolas? 12

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (X ). De que forma?
Garantindo a inclusão desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Não (  ). Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________                                                          

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(x)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(x)
·         Sinalização tátil.
(x)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Orientações para os professores e as famílias; sugestões de atividades para os professores dos alunos e exercícios para os pais dos alunos; verificar episódios de bullying e buscar resolvê-los.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim ( x). Em que?
Ele contribui em diversas vertentes do desenvolvimento humano: aprendizagem, socialização, autoestima, habilidades intelectuais (leitura, escrita e psicomotora), dentre outras.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Esta articulação ainda não ocorre como deveria, pois existem professores avessos a lidar com alunos especiais e aprender sobre o tema.

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: As famílias dos alunos que participam das atividades inerentes ao AEE fazem o acompanhamento e demonstram interesse no tema.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
       Espaço inadequado;
         Falta de materiais para trabalhar com DI;
         Falta organização dos diretores e supervisores das escolas envolvidas para passar os avisos aos pais dos alunos que frequentam a SRM, embora haja participação constante do coordenador do Ensino Especial no repasse de informações às escolas e aos pais.
         Falta de profissionais habilitados e comprometidos com a causa do ensino especial.