sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pesquisa sobre a Inclusão Escolar e a Oferta do AEE no Município de Guajará-Mirim

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: Angelina Mercado Garcia dos Santos       
Número da Turma: T11a – Porto Velho
Estado / Município Polo: Porto Velho – Rondônia
Estado / Município Abrangência: Guajará-Mirim – Rondônia
Nome da Escola: Cândida Maria Moura de Paula 
Estado / Município da Escola: Guajará-Mirim – Rondônia
Data(s) da realização da pesquisa: 03/05/13 a 07/05/13      

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(X )
5.(  )
Mais que 5.(  ) Quantas? _____
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não (X ). Quantas salas faltam? 04

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )
Entre 10 e 20.
(  )
Mais de 20.
( X)
Quantos? 25

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(X)
·         A demanda de alunos.
(  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________



DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(X )
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.

Tem na escola
Não tem na Escola
São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
X
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
X
Ponteira de boca ou de cabeça
X
Tesoura mola
X
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
X
X
Plano inclinado
X
X
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
X
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
X
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
X
X
Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
X
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
X
Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
X
X
Teclados virtuais com varredura
X
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
X
Colméia de acrílico para teclado
X
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
X
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
X
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
X
Mouse com plug para entrada de acionador
X
Monitor de tela de toque
X
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
X
X
Software leitor de tela
X
X
Software de OCR para leitura de texto impresso
X
X
Software para ampliação de tela
X
X
Reglete
X
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
X
X
Caderno para escrita ampliada
X
Lupa com luz, manual ou de mesa
X
Lupa sem luz, manual ou de mesa
X
X
Lupa eletrônica
X
X
Guia para assinatura
X
Máquina de escrever em Braille
X
Impressora Braille
X
Sorobã
X
X
Calculadora com retorno auditivo
X
Bengalas dobráveis
X
Relógio com retorno auditivo ou relevo
X
Jogos com sinalização em Braille ou relevo
X
X
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
X
X
Sistema FM
X
CDs ou softwares em libras e português
X
X
Dicionário em libras
X
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
X

7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
( X)
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(  )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( X )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( X )
·         Orienta as famílias.
( X )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
( X )
·         Outras. Especifique:
(  )
A professora de SRM, embora não faça parte do quadro efetivo de funcionários da Escola, trabalha uma vez por semana na referida sala, e faz o curso de formação continuada em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Uma das ações é que a escola já possui uma sala multifuncional. Também há uma parceria com o CMAE, para o atendimento aos alunos.

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? _03
·         Quantos são de outras escolas? 12

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (X ). De que forma?
Garantindo a inclusão desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Não (  ). Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________                                                          

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(x)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(x)
·         Sinalização tátil.
(x)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Orientações para os professores e as famílias; sugestões de atividades para os professores dos alunos e exercícios para os pais dos alunos; verificar episódios de bullying e buscar resolvê-los.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim ( x). Em que?
Ele contribui em diversas vertentes do desenvolvimento humano: aprendizagem, socialização, autoestima, habilidades intelectuais (leitura, escrita e psicomotora), dentre outras.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Esta articulação ainda não ocorre como deveria, pois existem professores avessos a lidar com alunos especiais e aprender sobre o tema.

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: As famílias dos alunos que participam das atividades inerentes ao AEE fazem o acompanhamento e demonstram interesse no tema.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
       Espaço inadequado;
         Falta de materiais para trabalhar com DI;
         Falta organização dos diretores e supervisores das escolas envolvidas para passar os avisos aos pais dos alunos que frequentam a SRM, embora haja participação constante do coordenador do Ensino Especial no repasse de informações às escolas e aos pais.
         Falta de profissionais habilitados e comprometidos com a causa do ensino especial.


Um comentário:

  1. Angelina esse é um problema que abrange quase todas as escolas inclusivas, pois os gestores consideram, que seja responsabilidade apenas dos especialistas, organizar tudo que representa a Educação Especial,cabe aos profissionais do AEE, mostrar para eles, que, a Inclusão escolar depende de todos os profissionais da Escola.Dessa forma a inclusão escolar será feita com responsabilidade.

    ResponderExcluir