De acordo com Bez (2014, p. 1), a comunicação
alternativa (CA) compreende o uso integrado de componentes, incluindo símbolos,
recursos, estratégias e técnicas utilizados pelos indivíduos a fim de
complementar sua comunicação. Neste sentido, o desenvolvimento humano ocorre
através da comunicação, e esta acontece através da interação social.
O significado do termo CA (Bez, op.cit., p.
2) é bastante abrangente, pois define inúmeros métodos de comunicação, como os
gestos, as expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos
pictográficos, até o uso de sistemas de computação com voz sintetizada. Todos
estes métodos possuem peculiaridades e particularidades, que os credenciam a
ser utilizados em diversos contextos: sala de aula, junto com os demais alunos;
na sala de AEE, na Biblioteca ou no Laboratório de Informática.
Para este trabalho, apresentaremos recursos
de baixa tecnologia (Bez, op.cit., p. 3), com o objetivo de apoiar os alunos
com TGD/TEA na busca de habilidades de comunicação, como também em sua
interação social. Estes recursos contribuem para proporcionar ou ampliar as
habilidades funcionais das pessoas com autismo, promovendo assim sua maior independência
e inclusão social.
Eis alguns deles:
Cartão de Comunicação
Público- Alvo: Alunos com TGD e com
dificuldades de comunicação
Idade: 6 anos
Local de utilização: Sala do AEE e Sala
de aula comum.
Descrição:
A
imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos que
mostram mensagens. Tais cartões estão organizados em seis categorias
simbólicas. Cada categoria é diferenciada por apresentar uma cor de moldura:
Cor
de Rosa: Cumprimentos e demais expressões sociais. O exemplo citado é o do
cumprimento tchau.
Amarelo:
representa as pessoas (sendo citado, aqui, o exemplo da mãe)
Verde:
representa os verbos (têm-se, aqui, o verbo desenhar)
Laranja:
representa os substantivos (representados aqui pelo nome perna)
Azuis
são os adjetivos (representados pela palavra gostoso)
Branco:
mostra os símbolos que não se enquadram em nenhuma destas categorias
(representado pelo adverbio fora).
Intervenções:
Esta
atividade pode ser planejada pelo Professor de AEE, objetivando trabalhar, a
longo prazo, os conceitos de língua portuguesa. O professor da sala comum
poderá mostrar palavras que tenham significados ou aplicabilidades parecidas
com as trabalhadas nos cartões. Por exemplo, partindo da palavra “mãe”, o
professor poderá explorar outros membros da família, como o pai, o tio, o
irmão, o avô, dentre outros.
Prancha de
Comunicação
Público- Alvo: Alunos com TGD e com dificuldades de comunicação.
Idade: 4 anos
Local de utilização: Sala do AEE e Sala de aula
comum.
Descrição:
As pranchas de
comunicação podem ser confeccionadas utilizando objetos ou símbolos, letras,
sílabas, palavras, frases ou números. Elas são personalizadas e devem
considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras do aluno. Esta
imagem apresenta uma criança manuseando um cartão contendo as letras do
alfabeto, para formação de palavras e os números.
Intervenção:
O
professor da SRM fará o planejamento, a ser executado pelo professor de sala
comum. Na execução, o professor mostrará as letras para o aluno, e este vai
olhar, reconhecendo-as; depois, formará sílabas; e, posteriormente, criará as
palavras.
Esse
recurso permite a comunicação entre professor e aluno, além de auxiliar todas
as práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula comum e na sala de AEE.
REFERÊNCIAS:
BEZ,
Maria Rosangela - Comunicação
Alternativa e TEA. In:
Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
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